sábado, 8 de agosto de 2009

ARTE: As Rendeiras da Ilha Grande de Santa Isabel - PI

Em 1993 as rendeiras da Ilha Grande de Santa Isabel reuniram-se em regime de associativismo e fundaram a ARMM (Associação das Rendeiras dos Morros da Mariana). Eram 120 trabalhadoras que queriam alcançar metas, melhorando as condições de trabalho com uma produção maior e consequentemente aumentar a renda familiar de cada uma.

Apesar de muita dificuldade essas guerreiras ganharam um espaço mais que merecido no mercado da moda no Brasil e no exterior, compondo uma beleza sem igual no mundo fashionista e da alta costura. Recentemente Dona Socorro, Presidente da associação esteve no programa do Jô Soares da TV Globo e falou aos Brasileiros de toda a história dessa que é uma fervorosa batalha pela sobrevivência da cultura daquele povo.


Ilha Grande de Santa Isabel está a 350 km de Teresina, tem cerca de 9 mil habitantes. É uma das ilhas que faz parte do Delta do Rio Parnaíba. Suas principais atividades econômicas são a pesca, a cata do caranguejo e a confecção da renda de bilro.


É uma região de belíssimas paisagens que, aliás, já foi locação para um ensaio fotográfico feito por mim em 2007 para a estilista Georgina Nogueira em sua coleção Renda-se.

Deixo aqui o meu abraço carinhoso à D. Socorro, na pessoa de quem saúdo todas as rendeiras que sempre me recebem muito bem quando as visito em sua Casa das Rendeiras.
(Modelos: Arianne Sousa e Sharon Machado)

3 comentários:

  1. Lindo de saber, ver e usar. Mistura de arte e beleza. Artesanato e moda. Tradição e bom gosto. Simplicidade e sofisticação. Piauí, não é? Parabéns pela matéria! Xero

    ResponderExcluir
  2. Muito bom as fts com as rendeiras,mostrando seus belíssimos trabalhos!
    No nosso Piauí existe artistas em todos os aspectos...
    Além de ser um estado lindo!!!
    Cheio de maravilhas!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ricco, passando para dizer que seu blog está lindo!
    Sucesso sempre meu querido amigo.
    bjus de luz!!!
    Ray Portela

    ResponderExcluir